Você sabia

Crime na internet

05/02/2021 às 15:47:00 | Por: G1

Você sabia
Você sabia que compartilhar sua internet banda larga com seus vizinhos pode gerar penalidades? A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que a prática de compartilhamento de sinal é ilegal e pode acarretar uma multa de até R$ 8 mil para o assinante do plano.

O órgão afirmou que o sinal não pode passar do perímetro da casa ou apartamento, e que a comercialização desse sinal também não é permitida.

Segundo o G1, a divisão de internet entre residências só é permitida em alguns casos, como em casas dentro do mesmo lote, por exemplo, sobrados ou casa dos fundos que está vinculada com a residência da frente. Mas o compartilhamento entre apartamentos e vizinhos de muro é ilegal.

A questão dos riscos de compartilhamento de internet vão muito além da multa. Se um computador que compartilha o sinal for infectado por um vírus, ele poderá espalhar o malware para as outras máquinas da vizinhança. E se uma das pessoas que compartilham a internet estiver envolvida em casos de fraudes virtuais, o assinante do plano de banda larga é quem será investigado e responsabilizado pelo crime.

O órgão regulador só investiga a prática ilegal mediante denúncia, seja de um vizinho que se sentiu lesado ou da própria provedora de internet.